Nesse último post gostaríamos de agradecer a oportunidade de nos organizar como uma fábrica de software e, assim, sermos expostos às diferentes escolhas/decisões que moldam a arquitetura de um software.
Apesar de não termos alcançado tudo que foi planejado, conseguimos atingir progressos notáveis. Durante o projeto do Esofteacher, conseguimos acompanhar a evolução do processo desde a sua concepção, até o seu amadurecimento.
A seguir, disponibilizaremos os artefatos expostos (inclusive aqueles apresentados no dia 29/05). Acessíveis na pasta pública goo.gl/T2x4XX.
- Reserva do Produto
- Reserva dos Requisitos da Iteração
- Esforço da Equipe na Iteração
- Burn Down
- Documento de Teste
- Lista de Falhas
Vale mencionar que nem todos os artefatos estão presentes na pasta, visto que alguns deles foram sobrescritos no decorrer do trabalho.
Outros assuntos que refletimos após a apresentação de hoje e que gostaríamos de levantar:
- Começamos com a ideia de fazer programação em par e acabamos desistindo de institui-la no processo. Por diversas vezes fizemos o exercício de Navegador e Piloto, percebendo de modo qualitativo que houve ganho no sentido de permitir detecção de defeitos (por exemplo, detectados pelo Navegador que passariam desapercebidos pelo Piloto) e ganho de produtividade pelo clichê: “duas cabeças pensam melhor que uma”. Porém, nem sempre isso ocorria como esperado.
- Foi realizada uma refatoração da cena inicial para se encaixar melhor nas cenas de apresentação das equipes.
- O integrante Luiz Byrro realizou a confecção do onesheet, além de ajudar com os testes.
- Especialização espontânea da equipe, emergindo pessoas que trabalharam mais com o processo, com apresentações, com roteiro, com desenvolvimento, etc.
- O tempo contabilizado pelos cartões no estado de executando serviram como entradas para o burndown.
Caso encontrem alguma dificuldade na interpretação das planilhas, pedimos que entrem em contato com o grupo.
O jogo se encontra na pasta pública:
Atenciosamente,
sHoRTcut team
Nenhum comentário:
Postar um comentário