terça-feira, 27 de maio de 2014
CF70 - Conclusão e Considerações Finais
Nessa semana, com a data limite de entrega do trabalho se aproximando, conseguimos finalizar o projeto, mas não iremos postá-lo aqui para não estragar a surpresa na hora da apresentação. A planilha correspondente ao final do projeto pode ser visualizada pelo link:
https://www.dropbox.com/s/bkbdxy7ysu8rmw5/kanban_2014_05_27.xlsx
Terminando a última fase, pudemos fazer uma avaliação dos processos realizados ao longo do semestre. O processso utilizado foi o Kanban e ele apresentou vantagens e desvantagens. A principal vantagem foi a modularização do projeto e a divisão de tarefas bem definidas, com cada integrante do grupo cumprindo suas tarefas em tempo hábil (ocorreram algumas dificuldades em algumas tarefas, como a integração das perguntas e dos diálogos mas, nesses casos, todo o grupo se mobilizou para resolver o problema, o que é previsto no Kanban). Um ponto negativo foi a não-definição de Sprints, o que proporcionou uma flexibilidade maior do que a necessária. Desse modo, em algumas semanas (principalmente aquelas com grande volume de provas e trabalhos) o trabalho realizado pelo grupo foi menor do que em outras. Porém, o comprometimento do grupo minimizou esses problemas, pois ao perceber que o progresso feito estava abaixo do previsto, era feito um esforço extra para compensar o tempo perdido.
Será feito um teste do jogo, com cada integrante do grupo convidando cinco pessoas para jogá-lo, e depois será feita uma estatística sobre o avanço dos jogadores na área de Engenharia de Software (com base no resultado de "testes"), para ver se o jogo cumpre o seu objetivo, que é auxiliar no aprendizado de ES.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário