quarta-feira, 19 de março de 2014

As primeiras decisões do nosso projeto foram tomadas, depois de algumas brigas chegamos a um consenso sobre como será o jogo e quais as tecnologias vamos usar. 

Tema:

 -CMMI

Cada nível do CMMI será um nível do jogo. O jogador começa no nível 1, que representa o estágio em que sua empresa desenvolve software de forma caótica, e progride até o nível 5, em que deve garantir que seu processo está em melhoria contínua, mesmo depois de chegar ao nível de maturidade máximo do CMMI.
    Cada nível do jogo, por sua vez, terá um formato independente (jogo de plataforma, texto, puzzle, etc), e poderá ser completamente diferente dos demais. Em um nível, estarão representados os desafios encontrados no nível correspondente do CMMI. O jogador avança quando tiver vencido esses desafios e estiver pronto para tentar a certificação no próximo nível. Assim, o jogador no nível 1 deve vencer os desafios do nível 1 e, então, estará pronto para tentar se certificar no nível 2 do CMMI. Ao passar do nível 2, ele obterá certificação CMMI nível 2, e estará pronto para se preparar para a certificação nível 3, e assim por diante. O único cuidado deve ser no nível 1, já que, por definição, toda empresa que não possui certificação já está no nível 1 do CMMI. Assim, neste nível, o jogo deve apenas ilustrar a empresa no nível 1, sem que o usuário ganhe alguma certificação.
    Em um nível, o jogador poderá ganhar itens que serão úteis nos níveis seguintes.

Para orientar o desenvolvimento de cada nível, teremos os objetivos específicos e gerais do CMMI: http://en.wikipedia.org/wiki/Process_area_(CMMI)

A ideia é que cada nível ilustre pelo menos alguns dos objetivos associados ao nível correspondente do CMMI. Esses objetivos são bem claros e fáceis de usar. Por exemplo, no nível 2 de desenvolvimento do CMMI, um dos objetivos é "Configuration Management" (CM). Isso está dividido pelo CMMI nos seguintes objetivos:

  • SG 1 Establish Baselines
    • SP 1.1 Identify Configuration Items
    • SP 1.2 Establish a Configuration Management System
    • SP 1.3 Create or Release Baselines
  • SG 2 Track and Control Changes
    • SP 2.1 Track Change Requests
    • SP 2.2 Control Configuration Items
  • SG 3 Establish Integrity
    • SP 3.1 Establish Configuration Management Records
    • SP 3.2 Perform Configuration Audits

Tecnologia Utilizada:

O jogo será implementado em HTML5 e JavaScript. Cada grupo poderá também usar outras bibliotecas para JavaScript que achar que podem ser úteis.
    As informações do jogador serão armazenadas em um Cookie, contendo um objeto JSON. Assim, cada nível poderá facilmente obter e modificar as informações compartilhadas entre os níveis. Os campos do JSON ainda serão definidos. Cada grupo pode decidir quais informações irá salvar nele e comunicar a todos, para que os níveis seguintes possam usar essas informações (como que um determinado item foi obtido).
    Uma sugestão de game engine para JavaScript é o MelonJS (http://melonjs.org/). Outra biblioteca que poderá ser útil é o AngularJS (http://angularjs.org/). Porém, cada grupo será livre para usar o que quiser.

Gestão de código:

Utilizaremos repositório do tipo git para fazer o controle de versão. Ainda estamos para definir onde hospedar o repositório.

Demais decisões ainda serão postadas.

P.S.: Texto do Gabriel Poesia


Nenhum comentário:

Postar um comentário